13 dicas que todo pai e mãe devem saber sobre o Instagram para garantir a segurança de seus filhos.

Privacidade, interações saudáveis e filtro de conteúdo.

como garantir a segurança de seu filho no instagramNo último dia 09 de fevereiro aconteceu o Dia da Internet Segura, um evento promovido pela Safernet. O evento contou com a participação de diversos especialistas da área. Muito se falou do novo cenário da pandemia e a implicação disto para as crianças que hoje ficam em média mais de 8 horas nas telas*. E dentro deste cenário o monitoramento parental se torna fundamental para que as crianças desenvolvam as competências necessárias para uma vivência mais ética e cidadã no mundo virtual. Os pais devem ensinar noções de segurança e privacidade; estimular o controle do tempo; filtrar a qualidade dos conteúdos; e selecionar as interações durante o uso das redes sociais. 

Abaixo selecionamos 13 dicas importantes para os pais garantirem a privacidade e a segurança de seus filhos Instagram. 

O material que colocamos aqui é parte do Guia para pais do Instagram distribuído pela Safer Net. O Guia completo está disponível para download no link abaixo: 

https://new.safernet.org.br

1. Gerenciamento de Privacidade
Há várias ferramentas que você pode compartilhar com seu filho para dar a ele mais controle sobre sua identidade e pegada digital. Mas a primeira coisa a conversar com seu filho é se a conta será pública ou privada. O que os especialistas recomendam é que adolescentes tenham contas privadas, pois entender que eles têm controle sobre quem vê e interage com o conteúdo que publicam online lhes dará confiança para serem eles mesmos no Instagram, de forma segura. 

2. Privacidade da conta
Se a conta do seu filho é privada, é ele quem aprova as pessoas que o seguem e pode remover seguidores a qualquer momento. Ter conta privada significa ainda que o conteúdo do seu filho não pode ser visto por pessoas que não foram aprovadas por ele. Além disso, seu filho pode escolher quem pode deixar comentários e desligar a opção “Mostrar Status de Atividade” para que os amigos não vejam quando ele está online. Se a conta do seu filho for pública, qualquer pessoa poderá ver o conteúdo postado no Stories, no Feed ou no Live e poderá seguir seu filho sem precisar de aprovação. Se o adolescente já tem uma conta pública, ele poderá mudar para uma conta privada a qualquer momento.

3. Compartilhe stories com amigos próximos 
Seu filho pode criar uma lista de Amigos Próximos e compartilhar seus stories apenas com as pessoas nessa lista. Ele pode incluir e remover pessoas dessa lista a qualquer momento e as pessoas não serão notificadas quando forem incluídas ou removidas da lista de Amigos Próximos. 

4. Controles de mensagens 
Seu filho também escolhe quem pode enviar mensagens a ele no Instagram e quem pode adicioná-lo a grupos no Instagram Direct. Ele também decide se as solicitações de mensagens vão para a lista de Bate-Papos, para a Pasta de Solicitações de Mensagens, ou se essas mensagens serão recebidas. 

5. Gerenciamento de comentários 
Seu filho controla quem pode comentar nas fotos e vídeos. Na seção de “Controle de Comentários” das configurações do aplicativo, seu filho pode optar por: permitir comentários de todos, das pessoas que ele segue e dos seguidores dessas pessoas, apenas das pessoas que ele segue ou apenas dos seus seguidores. Também pode remover completamente os comentários de suas publicações.

6. Filtrar comentários 
O Instagram tem controles que ajudam a gerenciar o conteúdo exibido e determinam quando os comentários apresentam ofensa, bullying ou assédio. O próprio aplicativo tem filtros que removem automaticamente palavras e frases ofensivas e comentários de bullying. Acessando “Filtros” na seção “Controles de comentários”, seu filho também pode criar a própria lista de palavras ou emojis que ele não deseja que apareçam nos comentários de suas publicações.

7. Aviso de comentários e legendas 
O Instagram identifica automaticamente comentários ou legendas de publicações que são considerados nocivos ou ofensivos. Antes que o comentário ou legenda sejam postados, o autor é notificado para permitir-lhe mudar de ideia. Isso lhes permite desfazer o comentário ou legenda. Este funcionalidade do próprio aplicativo mostrar o que é e não é permitido no Instagram. Essa intervenção evita que o destinatário receba uma interação potencialmente danosa.

8. Bloqueie comentários 

Seu filho pode bloquear contas com as quais ele não quer interagir. Comentários de contas bloqueadas não irão aparecer mais. Seu filho também pode desativar os comentários de todas as publicações ou de uma publicação específica.

9. Fixando comentários positivos 
Além de remover comentários negativos, queremos dar às pessoas uma maneira fácil de amplificar e encorajar interações positivas. Comentários Fixados permitem que seu filho defina o tom da sua conta e se engaje com sua comunidade ao fixar alguns comentários no topo da seção de comentários.

10. Controle, marcações e menções 
Criamos novos controles que permitem que o usuário gerencie quem pode marcar ou mencionar suas contas do Instagram. Seu filho pode escolher ser marcado e mencionado por todas as pessoas, apenas pessoas que ele segue ou ninguém, em comentários, legendas ou Story. 

11. Silenciar contas 
Pode haver contas com as quais seu filho não deseje interagir, mas fica hesitante em deixar de seguir. Silenciar fará com que as publicações ou Stories dessas contas não apareçam no feed do seu filho. A outra pessoa não vai saber que foi silenciada e seu filho pode deixar de silenciá-la a qualquer momento.

12. Restringir 
Às vezes, adolescentes não se sentem confortáveis em bloquear ou deixar de seguir alguém por acharem que essas ações podem levar a situações desconfortáveis ou gerar problemas. Para ajudar, desenvolvemos o modo Restrito, que permite que seu filho proteja sua conta de interações negativas sem que a pessoa indesejada saiba. Depois de Restringir alguém, os comentários dessa pessoa serão visíveis apenas para ela mesma. Pessoas restringidas não podem ver quando você está ativo no Instagram ou quando você leu suas mensagens diretas. As restrições podem ser removidas a qualquer momento.

13. Bloqueie interações indesejadas 
Seu filho pode bloquear contas com as quais ele não quer interagir. Isso não permitirá que a pessoa bloqueada veja e comente suas publicações, Stories, Reels e Lives. Quando seu filho bloqueia uma conta, a pessoa não é notificada. Seu filho pode remover bloqueios a qualquer momento.

Gostou das dicas? E lembre-se, diálogo sempre! Um papo aberto ajuda seu filho a entender que o ambiente virtual é parte doo ambiente real. E que o que ele posta ou comenta é de responsabilidade dele. Por isto, converse, pergunte, saiba quem é o seu filho no ambiente virtual. 

*Dados coletados do AppGuardian nos meses de abril a dezembro (crianças de 7 a 15 anos).

Conta pra gente: gostou do conteúdo?

Aproveite para baixar o aplicativo no Google Play ou na Apple Store!
Siga a gente no Facebook, dê uma curtida no Instagram, se inscreva no YouTubee visite nosso LinkedIn para mais conteúdos relevantes!