No começo de 2020 a Sociedade Brasileira de Pediatria divulgou o Manual de Orientação #MenosTelas #MaisSaúde. Com este manual, o intuito é que mais pessoas conheçam as recomendações da própria Sociedade quando o assunto é uso de telas.
Afinal, o excesso de conexão pode ser danoso até para os adultos, então imagine para crianças e adolescentes que estão se desenvolvendo! Pensando nisso, separamos algumas das principais recomendações deste manual, quer acompanhar? Continue lendo e veja as indicações!
Recomendações para uso de telas infantil
Tempo de tela
Para começar a falar sobre uso de telas, a Sociedade Brasileira de Pediatria indicou o tempo ideal de exposição de acordo com a idade:
- Evitar a exposição de crianças menores de dois anos às telas;
- Para crianças entre dois e cinco anos, limitar o tempo de telas ao máximo de uma hora por dia, sempre com supervisão;
- Considerando crianças entre seis e dez anos, limitar o tempo de telas ao máximo de uma ou duas horas por dia;
- Para adolescentes entre 11 e 18 anos, limitar o tempo de telas a duas ou três horas por dia, com supervisão e evitando que virem a noite no celular, computador ou videogame.
Equilíbrio no uso de telas
Além do tempo de tela, o tipo de conteúdo e o tempo desconectado também foram considerados no manual. Assim, alguns exemplos citados foram:
- Conversar com as crianças sobre alternativas: atividades artísticas, exercícios, tempo em família com brincadeiras etc.;
- Criar regras saudáveis para o uso de eletrônicos, além de regras de segurança, senhas e filtros apropriados para a idade;
- Incluir momentos de desconexão e convivência familiar.
Acompanhamento familiar
Por fim, acompanhar os filhos ajuda a entender se o uso de telas está sendo proveitoso ou não. Assim, algumas dicas são:
- Saber com quem e onde a criança está, e o que está consumindo nas telinhas;
- Conteúdos ou vídeos com teor de violência, abusos, exploração sexual, nudez, pornografia etc. devem ser evitados. Além disso, produções inadequadas e danosas ao desenvolvimento da crianças e do adolescentes devem ser denunciados.
Como recomendação geral para todas as idades, evite telas durante as refeições e se desconecte uma ou duas horas antes de dormir, mantendo um uso equilibrado dos eletrônicos.
Gostou das recomendações da Sociedade Brasileira de Pediatria? Pois usando o AppGuardian você consegue garantir várias dessas dicas usando apenas um único aplicativo!
Assim, que tal conhecer essa proposta?
Baixe o AppGuardian no Google Play ou na Apple Store!
Siga a gente no Facebook, dê uma curtida no Instagram, se inscreva no YouTube e visite nosso LinkedIn para mais conteúdos relevantes!