Tecnologia que afasta ou aproxima famílias?

Televisão, celular, tablet… Aparelhos que estão cada vez mais presentes no nosso dia a dia, mas que dividem opiniões: Será que as telas afastam as pessoas? Ou será que podemos usar esses aparelhos para nos aproximar? Até que ponto a tecnologia é positiva ou não para o nosso dia a dia?

Nada ao extremo é positivo, o equilíbrio é fundamental e pode ser a chave para entender como a tecnologia é favorável quando usada em pequenas doses. Vamos conversar mais sobre o assunto?

A tecnologia nas relações familiares

As telas fazem parte do nosso dia a dia, considerando não apenas as crianças e adolescentes, mas os próprios adultos. Assim, muitas pessoas pensam que esse uso de eletrônicos é a causa que afasta os familiares. Mas, pode ser apenas um jeito de concretizar o afastamento que já existia entre os familiares.

De acordo com uma pesquisa feita pela Associação Brasileira de Terapia Familiar (ABRATEF), muitas vezes, o afastamento dos familiares começa pelo grau de união e intimidade que cada um compartilha. Afinal, se já existem problemas com o afeto e sentimentos não valorizados, a tendência é que cada um se isole e foque no próprio universo, muitas vezes o universo virtual.

Isso mostra como a tecnologia pode destacar um problema já existente, e que precisa ser analisado mais profundamente.

Telas e união de pessoas

É claro que a tecnologia e a internet em excesso e sem regras pode gerar problemas como vício tecnológico, exposição, contato com pessoas mal intencionadas etc. Porém, existem algumas boas práticas que você pode testar na sua casa durante a busca por equilíbrio digital, como:

  • Definir momentos de desconexão diária e cumprir essas definições;
  • Escolher cômodos em que os eletrônicos são proibidos, como nos quartos ou mesmo na mesa de jantar;
  • Conversar com os filhos sobre conteúdos que são consumidos nas telinhas. Isso ajuda a definir junto com eles o que priorizar até mesmo para qualificar a educação, o entretenimento etc.

Além disso, vale lembrar que sempre nos preocupamos com a relação dos nossos filhos com os eletrônicos. Porém, precisamos questionar sobre a nossa relação com a tecnologia, se esta é saudável e se estamos de fato ensinando pelo exemplo.

Appguardian do lado da sua família

Como você pode perceber, existem os lados bons e ruins da tecnologia, mas você e a sua família podem ter uma relação equilibrada com as telinhas. Assim, o AppGuardian te ajuda nesse equilíbrio a partir de funcionalidades que oferecermos no aplicativo, como:

  • Tempo de tela;
  • Bloqueio de aplicativos e sites;
  • Relatórios semanais e mensais;
  • Histórico de Apps;
  • Navegação segura e muitas outras opções.

Além disso, no próprio AppGuardian você pode selecionar a opção “Tempo em Família”, em que todos os celulares com o aplicativo são bloqueados para você e seus filhos passarem um tempo juntos se divertindo, focando na conexão entre as pessoas, não na conexão via Wi-Fi.

Conta pra gente: gostou do conteúdo?

Aproveite para baixar o aplicativo no Google Play ou na Apple Store!
Siga a gente no Facebook, dê uma curtida no Instagram, se inscreva no YouTube e visite nosso LinkedIn para mais conteúdos relevantes!