Tempo em família: 7 dicas para aproveitar o mês das crianças!

Crianças brincando sem celular

Dia 12 de outubro está chegando, trazendo diversão e alegria para o dia das crianças! Que tal aproveitar este mês mais leve para focar no tempo em família?

Separamos 7 dicas que podem ajudar a programar momentos de qualidade na família, quer conferir? Veja essas dicas agora mesmo e prepare um mês especial:

1. Definam, juntos, momentos especiais para o tempo em família

Comece fazendo uma lista das suas atividades diárias e o tempo gasto em cada uma delas. Assim, encontre o momento que você pode reservar para a família.

Uma dica aqui é que todos os membros da família façam isso para escolher um período em comum, remanejando atividades mais flexíveis. Assim, vocês podem escolher um tempinho por dia, por semana ou de 15 em 15 dias de acordo com a dinâmica do grupo.

2. Pense nas férias e finais de semana

Alguns momento são mais propensos para o tempo em família e você pode aproveitar eles de maneira prática. Assim, opte por separar um tempo do final de semana e nas férias para fixar o tempo em família.

Não precisa ser 24h por dia, mas deixe um momento fixo para o tempo em família em momentos que são mais favoráveis para todos.

3. Aproveite os momentos da rotina

Outros momentos interessantes para aproveitar com o tempo em família envolvem a rotina. Afinal, já muitos momentos que podem ser compartilhados estando em casa, como:

Refeições e tempo em família

Aproveite as refeições para que cada pessoa participe de uma atividade na hora do almoço e, assim, una a família. Seu filho menor pode colocar a toalha, o mais velho pode fazer uma parte da comida etc.

Além disso, em ocasiões especiais é possível sair para comer em família ou preparar um prato especial conjunto, sempre com os devidos cuidados.

Tarefas de casa

Você não precisa acompanhar os filhos em todas as tarefas, mas que tal ajudar com os estudos em um momento de maior dificuldade? Ou mesmo com uma tarefa complementar como uma leitura interessante?

4. Definam, em conjunto, atividades interessantes

Para que o tempo em família seja de qualidade, façam uma lista de atividades que todos queriam fazer e escolham uma a uma de acordo com o momento. Uma dica é escolher uma atividade de cada pessoa e ir intercalando, contemplando todos os participantes.

5. Separe um tempo com cada filho

Outro ponto importante é separar o tempo em família geral e o tempo para cada um dos filhos. Esse momento gera maior conexão entre vocês e garante atenção individual, formando vínculos entre os pais e os filhos.

6. Não esqueça do tempo com o cônjuge e para si

Essa dica é um lembrete para que você não se esqueça do tempo com o cônjuge e consigo. Vale a pena pensar em atividades que vocês queiram fazer em 2 e outras especiais para si, como ler um capítulo de livro, ver uma série ou fazer 15 minutinhos de escalda-pés.

7. Foque no tempo em família e desconecte-se

Por fim, para que todos esses momentos sejam especiais, foque no presente e desconecte. Para isso, se organize para que não tenha que pegar o celular ou o computador durante a atividade e defina isso com as outras pessoas também.

Deixem os eletrônicos em algum canto da casa e foquem nas brincadeiras, qualificando aqueles minutos tão especiais.

Gostou das dicas? Pensando na qualidade do seu tempo em família, separamos um E-book gratuito com ideias do que fazer nesse mês da criança em conjunto com a sua família! São atividades super interessantes, que tal testar aí na sua casa? Clique aqui e baixe agora mesmo!