Existem algumas perguntas que você pode fazer para si mesmo na hora de entender se existe o uso excessivo do celular. Essas perguntas são exemplos de uma escala de uso excessivo desenvolvida por Adam Alter, que mede a sua relação com o aparelho.
Que tal aplicar essas perguntas na sua casa e entender a sua relação com o celular? Neste artigo, separamos um passo a passo de como aplicar a escala e entender os resultados. Acompanhe e teste agora mesmo!
Quem é Adam Alter?
Afinal, quem é o criador da escala de uso excessivo do celular? Adam Alter é professor de Marketing e autor do livro “Irresistible”, que fala sobre a tecnologia e a relação com a atenção e tempo que as pessoas direcionam para as telas. Assim, é neste livro que ele trata do uso excessivo do celular, mostrando uma escala que pode ajudar na hora de mensurar esse excesso (ou não) de tela.
O que é a escala de uso excessivo do celular?
A escala de uso excessivo do celular é um exercício em que você faz algumas perguntas para si mesmo e anota os pontos de acordo com a legenda. Assim, é possível mensurar este uso e identificar o equilíbrio ou não em relação à presença da tecnologia no dia a dia.
Como fazer esse exercício do uso excessivo do celular?
Visto que você já conheceu a escala de uso excessivo do celular, vamos ver como aplicar?
Escala de avaliação
Para responder as próximas perguntas você pode usar a escala:
- 0 pontos = Nunca;
- 1 ponto = Raramente;
- 2 pontos = Ocasionalmente;
- 3 pontos = Frequentemente;
- 4 pontos = Muito Frequentemente;
- 5 pontos = Sempre.
5 questões
As perguntas que devem ser respondidas seguindo a escala do tópico anterior são:
- O quão frequente você se encontra navegando na internet por mais tempo do que você tinha planejado fazer?
- O quão frequente os outros na sua vida reclamam sobre o tempo em que você passa online?
- O quão frequente você checa suas redes sociais e mensagens antes de fazer outra atividade que era mais importante ser realizada?
- O quão frequente você perde o sono por causa do uso de celular antes de dormir e acaba se atrapalhando no dia seguinte para acordar?
- O quão frequente você se pega mexendo no celular sem nem saber o porquê e diz para você mesmo que irá parar em alguns minutos?
De acordo com as perguntas, anote o resultado de cada pergunta e siga as próximas indicações.
Resultado
Com as respostas, compare os números com os resultados abaixo:
- Soma dos pontos que você obteve foi abaixo de 7, não há sinais de vício por internet;
- A soma entre 8-12 pontos indicam um leve vício, ou seja, você pode ficar muito tempo na internet de vez em quando, porém de uma maneira geral você está com controle do seu uso;
- Totais entre 13-20 pontos indicam traços de vício moderado, o que implica que sua relação com a Internet tem causado problemas ocasionais e não tão severos;
- Já uma pontuação entre 21 e 25 demonstra que você tem um vício acentuado em internet e que isto está causando problemas significantes em sua vida.
Assim, a partir desses indicadores, você pode analisar se as suas respostas indicam um possível problema ou não. Dessa forma, uma alternativa é buscar exercícios e dicas que ajudam no equilíbrio digital, como mostramos no artigo “5 passos para o equilíbrio digital“
Gostou do conteúdo? Então aproveite e siga a gente no Facebook, dê uma curtida no Instagram, se inscreva no YouTube e visite nosso LinkedIn para mais conteúdos relevantes!