Sim à conexão parental e não ao controle parental!

Sim à conexão parental e não ao controle parental!

AppGuardian é um aplicativo usado para monitorar o celular dos seus filhos no mundo online.

Menu Ir para conteúdo
  • Como Começar
  • Institucional
  • Dicas
  • AppGuardian na mídia
  • Ajuda
setembro 3, 2020setembro 3, 2020 siaredatora

O que são Fake News e como proteger os filhos das notícias falsas

menino lendo Fake newsO termo Fake News é cada vez mais popular, causando muitas dúvidas entre adultos, adolescentes ou mesmo crianças. Afinal, toda a população com acesso à internet tem potencial para ser impactado por uma Fake News.

Mas afinal, o que é considerada uma Fake News? Qual a origem do termo? Como combater e proteger os filhos? Veja essas e outras informações agora mesmo!

O que significa Fake News?

O termo Fake News começou a ganhar popularidade nas eleições de 2016 nos Estados Unidos. Assim, o termo Fake News foi designado para as falsas informações que eram divulgadas principalmente nas redes sociais ou mesmo portais de notícia.

Geralmente essas “notícias falsas” abordam informações sensacionalistas com pessoas e acontecimentos atuais, se tornando uma fonte de informação não confiável.

Como funcionam as Fake News?

As Fake News podem ser de diversa origem e objetivo. Afinal, muitas delas servem para enganar o consumidor e atrair a pessoa para um site de venda, outras são relacionadas à pessoas e reforçam mentiras ou disseminam ódio, muito comum quando há um momento de rivalidade presente, como as próprias eleições.

Você pode se deparar com uma Fake News no Facebook, Instagram ou, mais popularmente, dentro do WhatsApp quando uma pessoa repassa a notícia. Inclusive, existem grupos específicos de agências e pessoas contratadas para espalhar boatos.

Quais exemplos de consequências das notícias falsas?

As notícias falsas têm grande repercussão e podem ser perigosas para as pessoas envolvidas. Assim, um exemplo foi a morte de Fabiane Maria de Jesus, dona de casa e moradora do Guarujá, que foi morta por outros moradores da região.

A dona de casa foi confundida com uma criminosa que sequestrava crianças e a notícia falsa foi espalhada. Assim, isso acionou o ódio das pessoas que acreditaram na notícia, levando à morte de Fabiane.

Assim, esses e outros exemplos mostram o poder das notícias que não são verificadas, levando até à situações extremas.

Como combater essas notícias?

Uma maneira de combater essas notícias falsas começa com a conscientização. Afinal, no Brasil, identificar a origem das notícias e punir os responsáveis ainda é uma tarefa difícil, que não é prevista nem na legislação.

Assim, algumas iniciativas começaram a divulgar indicações para cada pessoa se proteger. Como exemplo, algumas boas recomendações são:

  • Sempre conferir a fonte da notícia;
  • Se desconfiar, usar sites e agências que verificam a veracidade da informação;
  • Pesquisar em mais de uma fonte de notícia;
  • Se alguém repassar uma informação, sempre pesquisar a origem da informação antes se considerar ou passar para frente.

Além disso, existem portais que começaram a divulgar símbolos oficiais para marcar as publicações. Um exemplo é o Ministério da Saúde que divulgou um logo oficial para marcar as notícias.

Como proteger os filhos das Fake News?

Bom, agora que você entendeu melhor a importância e o perigo da Fake News, como proteger outras pessoas das informações falsas?

Algumas dicas são:

Estimule o diálogo

Antes de tudo, é importante conversar com seu filho sobre a internet no geral. Assim, tente falar e ouvir sobre as possibilidades da internet, os benefícios e malefícios, entenda quais sites, apps e jogos seus filhos mais usam e gostam.

Outra dica é montar cenários hipotéticos e conversar sobre o que fazer, entendendo se o seu filho tem consciência de alguns perigos e sabe como lidar.

Um exemplo, é falar sobre uma situação em que um estranho entre em contato, como lidar com isso? Com quem falar? E quando um amiguinho passar uma informação estranha? Será que não é melhor conversar com a mãe ou o pai sobre isso?

Abrir esse espaço de diálogo pode ser uma boa maneira de ensinar sobre as notícias falsas e outros perigos virtuais.

Ensine seu filho sobre privacidade

Converse com a criança ou o adolescente sobre privacidade, mostrando a importância de manter a privacidade no perfil, nas conversas, postagens etc. Assim, aproveite o momento para orientar sobre como deixar as configurações privadas. Ou, se o seu filho for menor, já faça essa configuração nos acessos dele.

Além disso, mostre como ele pode aceitar e conversar apenas com pessoas conhecidas, reduzindo o risco de receber e repassar informações falsas.

Reforce os cuidados que ele deve ter com estranhos

Algumas pessoas se aproveitam da sensação de anonimato da internet. Afinal, fica mais fácil se expôr atrás de um perfil falso. Assim, oriente seus filhos a não conversar ou marcar encontros pela internet. Isso diminui o contato, repasse de informações ou mesmo exposição.

Utilize o controle parental

Outra dica é usar o controle parental para te ajudar a entender o conteúdo que o seu filho está consumindo. Assim, além de entender sobre os possíveis perigos do mundo digital, das notícias falsas etc., é possível bloquear apps e sites perigosos, definir um tempo de tela equilibrado e ver se ele está exposto aos perigos digitais.

Além disso, você consegue conhecer mais os gostos, necessidades e opiniões do seu filho, uma porta para aumentar o diálogo e conexão entre vocês.

Gostou de conhecer mais sobre Fake News e maneiras de proteção? Que tal conhecer um aplicativo que te ajuda na segurança digital?

Então, aproveite para baixar o AppGuardian no Google Play ou na Apple Store!
Siga a gente no Facebook, dê uma curtida no Instagram, se inscreva no YouTube e visite nosso LinkedIn para mais conteúdos relevantes!

  • Dicas para os pais
  • Controle Parental
  • estimule o diálogo
  • Fake news
  • fakenews
  • proteger seus filhos das fake news

Navegação de Post

Anterior Combinados em família: quais as regras para usar o celular?
Próximo Quando dar o primeiro celular para o meu filho?

EXPERIMENTE GRÁTIS

Filhos conectados

CARTILHA DE BRINCADEIRAS GRÁTIS. BAIXE AQUI!

Crianças brincando

Disciplina Positiva

AFILIADOS

BUSCA

Siga-nos

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn

Seguir blog via email

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

Tema: Apostrophe 2 WordPress.com.