O que é K-Pop e por que isso viraliza no mundo todo?

Você deve ter suspirado e decorado todas as letras das boy e girl band da sua época de adolescente. Quem não teve um pôster dos Menudos, New Kids on the Block, N’sync, Backstreet Boys, Dominó, Destiny’s Child ou das Spice Girls, que atire a primeira pedra!

Os grupos musicais formados por jovens, com coreografias marcantes e letras melosas de amor continuam fazendo sucesso. Agora é a vez da indústria do entretenimento da Coreia do Sul, que está conquistando um espaço muito grande na cultura ocidental com o estilo K-Pop.

Nomes como BTS, BIGBANG, Wonder Girls, EXO, Girl’s Generation e Super Junior estão tomando conta do cenário musical.

Para entender o que é o tal do fenômeno K-pop que não sai dos fones de ouvido da garotada, acompanhe o nosso post!

K-Pop, o que é?

K-pop não é apenas música, é também estilo de vida e entretenimento. A sigla refere-se à música popular sul coreana (korean pop) com influências ocidentais do rock, pop, hip hop, música eletrônica e R&B. As músicas são animadas e os integrantes usam figurinos bem produzidos.

Os grupos são formados por agências de talento, que escolhem a dedo cada integrante, que são conhecidos como trainee e futuramente serão chamados de “idol”. Mas esse é apenas o começo. O treinamento, que pode levar de dois a cinco anos, é intensivo e envolve aulas de canto e afinação, aulas de línguas estrangeiras, teatro, dança e exercícios físicos, tudo isso sem deixar os estudos de lado.

O marketing de lançamento da nova banda é impulsionado pelo fanatismo dos fã-clubes e pelas redes sociais. Algumas agências chegam a distribuir a música de trabalho para os fãs, primeiramente. Assim, quando as músicas chegam às rádios ou chega a data do show de estreia, eles já conhecem toda a letra.

Pelas redes sociais, os clipes divulgados contam com superprodução e grandes investimentos em publicidade.

Para conhecer o mundo K-Pop

Algumas dessas bandas sul coreanas contam com uma verdadeira legião de fãs em várias partes do mundo.

Descubra de qual fandom (fã-clube) a garotada da sua casa faz parte e surpreenda-os mostrando interesse no que eles ouvem e até cantando trechos das músicas. Imagine a surpresa que eles terão!

BTS

Um dos mais populares grupos sul-coreanos. O BTS, sigla para Bangtan Boys, estreou em junho de 2013. Em 2017, a banda ganhou o Prêmio Top Social Artist no Billboard Music Awards, sendo o primeiro grupo coreano a ganhar esse prêmio. No Spotify, aplicativo de música via streaming, o BTS foi o segundo grupo mais ouvido, em 2018, ultrapassando bandas consagradas como Coldplay e Maroon 5.

BIGBANG

Uma das bandas mais famosas do gênero. Sua estreia ocorreu em 2006. Na lista dos 20 clipes de k-pop mais vistos no YouTube, BIGBANG está presente em seis posições.

2NE1

A banda formada por garotas surgiu em 2009. Mesmo com a separação do grupo, as integrantes e a antiga banda ainda são muito queridas pelos fãs.

Super Junior

O grupo existe desde 2005 já contou com 15 integrantes. Para promoções específicas, a banda se apresenta com um número menor de integrantes. São as chamadas sub-units.

Glossário do universo k-Pop

  • Big 3 – As três maiores agências de talento da Coreia do Sul, M Entertainment, YG Entertainment e JYP Entertainment
  • Fancam – Vídeos gravados pelos fãs em shows e eventos
  • Fandom – conjunto de pessoas que tem interesses em comum. É como são chamados os fã-clubes.
  • K-popper – todos aqueles que gostam e se identificam com o universo do k-pop.
  • Idol – Os integrantes da banda de k-pop.
  • Stan – o ferrenho defensor da sua banda, que acompanha ativamente pelas redes sociais e sabe tudo que acontece com os seus idols.
  • Ship – Apoio à formação de um casal, não necessariamente romântico.

Curiosidades

O vídeo da música Gangnam Style, do sul-coreano Psy, foi o primeiro a alcançar o número de um bilhão de visualizações no YouTube. Atualmente, a música já ultrapassa três bilhões de visualizações;

O K-pop despertou a ambição e a curiosidade de vários jovens brasileiros, que alimentam o sonho de fazer intercâmbio ou, futuramente, trabalhar na Coreia do Sul. O país é mundialmente conhecido pela qualidade da educação ofertada;

Os fãs de k-pop passam a conhecer e gostar de uma nova cultura. Eles procuram informações sobre os grupos e acabam consumindo muito da cultura do local, como comidas típicas, vestuário, programas de TV, costumes e até aprendendo uma nova língua;

O K-pop move toda a Coreia do Sul. O governo, inclusive, conta com um departamento dentro do Ministério da Cultura, Esporte e Turismo só para tratar do estilo musical e de como ele pode beneficiar a imagem do país mundo afora.

Agora que você está por dentro do mundo do k-pop, já pode conversar com os seus filhos sobre o assunto e entender um pouco mais sobre os gostos do k-popper que você pode ter em casa.

Que tal separar algum tempo para ouvirem juntos as músicas e aprenderem novas palavras no idioma? Comente conosco com foi a experiência!

Baixe o AppGuardian no Google Play: http://bit.ly/appguardian
Baixe o AppGuardian na Apple Store: http://bit.ly/appguardianpais