6 melhores apps de controle parental

Fizemos uma análise dos 6 melhores apps de controle parental do mercado e saiba quais as funcionalidades adequadas para o uso da sua família.

O celular já faz parte da rotina de muitas crianças e adolescentes. Pais, mães, tias, avós e cuidadores devem oferecer um espaço seguro para que eles utilizem as ferramentas de comunicação e entretenimento disponíveis na internet.

A segurança dos filhos também é de responsabilidade dos pais no ambiente on-line, assim como nas ruas, no trânsito, em casa e no “mundo real”. Propiciar um ambiente seguro, longe de violência, consciente e responsável, faz parte dos deveres de pais e cuidadores.

Os aplicativos de controle parental surgiram para deixar pais e filhos mais seguros durante a navegação. Então confira uma lista que nós preparamos com os 6 melhores apps de controle parental que ajudam nessa proteção!

  1. Qustodio

O aplicativo oferece a oportunidade de monitorar as atividades on-line de crianças e adolescentes. É possível ver como eles utilizam o telefone, os aplicativos e o que acessam na internet, em geral. Oferece também uma plataforma para ser usada pelas escolas, que permite  que os educadores tenham acesso até aos termos de pesquisa usados pelos alunos. Funciona em sistemas operacionais Windows, Mac, Android, iOS e Kindle.

  1. Kaspersky Safe Kids

A Kaspersky oferece serviços de segurança on-line para empresas e também soluções de cibersegurança para famílias. Além de pacotes de antivírus para computadores e smartphones, o Kaspersky Safe Kids promete ajudar no monitoramento das crianças no mundo real, com controle de localização, monitoramento de chamadas, mensagens e até nível de bateria. Disponível para Windows, Mac e Android. Está disponível também para iPhones e iPads, porém, não é possível usar a função de bloqueio de tela.

  1. Spyze

O Spyze é um aplicativo de monitoramento de chamadas, mensagens, histórico do navegador, fotos e vídeos que estão na memória do smartphone. Para celulares Android, é necessário fazer a instalação do aplicativo, que depois terá seu ícone removido automaticamente e vai passar a funcionar em modo furtivo, ou seja, de forma discreta. Já para celulares iOS, é necessário apenas nome da conta e senha do iCloud daquele dispositivo.

É conhecido como um serviço “espião”, já que ele pode funcionar sem que o usuário saiba. Pode parecer a solução mais fácil para ficar de olho nas atividades on-line dos filhos, mas a utilização dele não promove o debate sobre práticas responsáveis na internet, além de provocar uma sensação de desconfiança, quando descoberto.

  1. Screen Time

O Screen Time, disponível para Android, iOS e Kindle, quer ensinar às crianças sobre os limites saudáveis de uso de celulares. Além do monitoramento, o aplicativo oferece a opção de lista programada de eventos para os filhos e recompensas para tarefas cumpridas no horário estipulado. É um aplicativo em inglês.

  1. Google Family Link

O aplicativo desenvolvido pela gigante Google permite que pais estabeleçam regras para seus filhos utilizarem com sabedoria as ferramentas e aplicativos. Para moradores dos EUA, o Family Link envia sugestões de aplicativos aprovados por professores. Além disso, oferece a opção de fazer uma conta Google com restrições de conteúdo, como vídeos no YouTube, para que os usuários mirins não tenham acesso a conteúdos com classificação indicativa para maiores de idade.

Contudo, vale ressaltar um cuidado importante: a partir do momento que o pai ou a mãe colocam o cartão de crédito e informações da criança, automaticamente estão permitindo que o Google use as informações para publicidade, pesquisas e outros fins. Uma vez que o Google entende o perfil dos filhos, em alguns anos, a criança – já na fase de adolescência ou mais jovem, poderá receber sugestões de consumo, de acordo com seus gostos e preferências pessoais.

  1. AppGuardian

Criado por pais e mães brasileiros, o AppGuardian não é um aplicativo espião, mas sim de conexão parental que quer estimular o diálogo sobre segurança e responsabilidade na internet entre os familiares. O aplicativo foi feito para que a criança e o adolescente saibam de sua instalação, propiciando assim um ambiente saudável de honestidade e troca de informações.

O AppGuardian não foi feito para pais que acreditam em proibições, mas sim para aqueles que entendem que crianças precisam de orientação, regras bem definidas e pais sempre presentes.

O sistema interno de mensagens permite a comunicação entre pais e filhos mesmo que o aparelho esteja bloqueado. Está disponível para aparelhos Android e iOS.

Veja o que mais o AppGuardian oferece:

  • Rotina de Uso: as crianças podem ter o tempo diário ou semanal de uso dos celulares e tablets estipulados previamente, estimulando que assim usem o tempo com responsabilidade e planejem a própria rotina;
  • Tempo de Tela: pais podem limitar o número de horas de utilização dos aparelhos celulares e tablets por cada dia da semana;
  • Relatórios de uso: Saiba quanto tempo e em quais aplicativos seu filho mais usa e entenda melhor os hábitos on-line dele;
  • Bloqueio de aplicativos: Com o relatório de uso em mãos, os pais podem bloquear aplicativos específicos que estão sendo usados excessivamente ou que estão atrapalhando os estudos e as outras rotinas;
  • Tempo em Família: Com um toque, é possível bloquear todos os celulares e tablets conectados ao aplicativo. A função incentiva que os usuários saiam da frente das telas e pode ser usada em momentos de descontração familiar e em outros horários em que foi estipulado que não se deve usar aparelhos eletrônicos, como hora de dormir ou de refeições;
  • Localização: Saiba de antemão a localização dos filhos. A ferramenta é muito importante em tempos de violência e insegurança nas ruas.

Em vez de proibições, que tal aproveitar o espaço virtual para ensinar sobre limites, segurança e criar uma corrente de confiança entre os entes queridos?

Agora que você conheceu essa lista, que tal fazer os testes e compartilhar sua opinião conosco? Envie também esse post sobre 6 apps de controle parental para outros pais!

Baixe o AppGuardian no Google Play: http://bit.ly/appguardian