Como a internet e as redes sociais estão transformando tudo, inclusive nosso idioma, precisamos nos atualizar cada vez mais rápido para conseguir acompanhar o que os nossos filhos pré-adolescentes e jovens falam. Segundo Thalita Rebouças, jornalista e autora de livros sobre a adolescência, os jovens constroem códigos próprios para se diferenciarem dos adultos. Em entrevista ao site Vila Mulher, ela explica que a internet amplia a proliferação desse vocabulário típico dos jovens. “Os sites de relacionamento e a comunicação em tempo real contribuem para que as gírias se espalhem e tomem proporções que vão além das telas do computador, caindo na boca da molecada”, explica.
Para ajudar você a se comunicar melhor com seus filhos e se aproximar deles, preparamos um glossário com expressões que você provavelmente nunca ouviu falar, mas seus filhos dominam! Veja se você conhece o significado de algumas delas:
1 – Crush
É a pessoa que seu filho ou filha gosta, paquera. Pode ser um colega, um amigo para quem a pessoa ainda não se declarou ou até alguém famoso, inalcançável. É o “gostar” ou “ter uma queda”, de antigamente.
2 – Lacrar
Essa gíria serve para elogiar algo ou alguém que foi muito bem, como numa prova, num comentário na internet, numa música lançada. Usou bons argumentos numa discussão: lacrou! Sinônimo de “arrasar”. Aquela pessoa que lacrou é chamada de lacradora… (o Instagram está cheio delas… rs)
3 – Bugar
Referência ao bug (defeito, travamento) dos aparelhos eletrônicos, que é usado também para ações humanas. Por exemplo: Meu cérebro bugou com aquele jogo.
4 – OMG!
É uma abreviação que vem do inglês: Oh, My God! Significa “Oh, Meu Deus!”. A expressão pode ser usada pra demonstrar surpresa, espanto, emoção. Também pode ser “Oh, My Goodness!”
5 – SQN
Marca de ironia numa frase. Usada para mostrar o contrário de uma situação. É uma abreviação de “Só Que Não”. Por exemplo: Fui muito bem nessa prova. SQN. (Pode ser acompanhado da hashtag #chateado)
6 – Shippar
Shippar é torcer por casais que já existem ou estimular um novo que pode estar se formando. É uma expressão criada a partir da palavra inglesa relationship, que significa “relacionamento”. O jogador Neymar e a atriz Bruna Marquezine, por exemplo são “shippados” como o casal Brumar (junção de Bruna com Neymar).
7 – Berro/Grito
Expressão muito utilizada na internet para mostrar surpresa com algo. Virou até título de música da funkeira Tati Quebra Barraco. (#OMG)
8 – Chamar no probleminha
Significa chamar para conversar de modo privado, no chat do Facebook, no Direct do Instagram, nas Direct Messages do Twitter, e por aí vai… Pode significar chamar para uma “DR”.
9 – Pistola
Estar muito bravo ou irritado com algo. Segundo o Dicionário Popular, a gíria vem sendo muito usada na Internet, com diversas variações como “full pistola”, “ficou pistola”, “pistolou” ou “pistolaço”.
10 – Tiltado
Assim como “bug”, o “tilt” é uma referência aos aparelhos tecnológicos que dão problema. Uma pessoa “tiltada” está nervosa, irritada.
11 – Trollar
O Troll é aquele que desestabiliza uma discussão, prega peças, faz pegadinhas. Você vai encontrar muitos vídeos no YouTube intitulados “Trollei o meu amigo” ou “Trollei os meus pais”.
12 – Hype
Se refere a algo que está na moda, que está sendo muito comentado nas redes sociais. Algo que é tendência.
13 – Flopar
Algo que não atingiu as expectativas. Um show “flopado” é aquele que não teve o sucesso nas bilheterias que era esperado.
14 – AC
Essa sigla é muito utilizada em tópicos e posts no Facebook. Significa Acompanhar os Comentários. Mostra que a pessoa está acompanhando a discussão e também que tem interesse em receber as notificações daquela conversa.
15 – TMJ
Significa “Tamo Junto”. Quando seu filho quiser mostrar apoio a alguém ou a uma causa, provavelmente ele vai usar um #TMJ no whatsapp ou nas redes sociais.
16 – Fandom
De acordo com o Dicionário de Significados, Fandom é o diminutivo da expressão em inglês fan kingdom, que significa “reino dos fãs”. É semelhante aos fã-clubes de antigamente. Pode ser de um cantor, de um filme ou até de um livro. O fandom do cantor Justin Bieber, por exemplo, é conhecido como Beliebers. Alguns fandoms chegam a marcar encontros públicos, fora da internet.
17 – Ranço
A palavra não é nova, mas está ressurgindo nas conversas na internet e fora dela também. Pegar ranço significa sentir desprezo, nojo ou raiva de alguém ou de uma situação.
18 – Stalkear
Significa acompanhar tudo que alguém faz pela internet, sem que ela saiba. Vem do inglês, “stalk”, que significa “perseguir”.
19 – Poser
Um Poser é alguém que finge o que não é apenas para ganhar fama ou elogio.
20 – Fail
Do inglês, “falhar”. A expressão propagou-se muito pelo Twitter, acompanhada da hashtag. Quando algo dá errado, tornando-se um fato cômico, é comum ver o #Fail nos memes.
21 – Íneo/Ínea
Na internet, o diminutivo é diferente. O cachorrinho agora chama “cachorríneo”. É também uma forma de mostrar que algo é fofo, ou “fofíneo”.
22 – Estar Na Bad
Significa estar triste ou frustrado. Pode ser um sentimento pontual, de estar “na bad” com o resultado de uma prova, com a falta de grana ou pelo fim das férias. Mas é importante estar de olho para perceber se a “bad” é apenas um sentimento passageiro ou se acompanha vários momentos do dia, pois pode ser um pequeno sinal de algo mais grave.
23 – Top
Uma das gírias mais populares usadas atualmente, pode ser usado com simplesmente tudo: uma roupa top, um livro top, uma festa top, uma pessoa top Já tem divertidas ramificações como “topzera”, “topíssimo”, “topster”.
24 – Meme
Essa não é bem uma gíria, mas é tremendamente usada na internet. O conceito de “meme” teria sido nascido a partir de um zoólogo, em 1976, para dar nome a uma unidade de informação com capacidade de se multiplicar. Passou a ser aplicado a qualquer vídeo, imagem ou frase que se espalhe entre vários usuários rapidamente, tornando-se muito popularidade.
25 – Sexting
Essa é uma das expressões mais perigosas do mundo digital. Segundo o Tecmundo, o nome sexting é uma junção de palavras: “Sex” (sexo) e “Ting” (sufixo de texting), por ter origem no “sexo por mensagens de texto”. Hoje, sexting significa o envio de conteúdo erótico pessoal pela internet, seja por meio de whatsapp, e-mail ou qualquer aplicativo de mensagens. https://www.tecmundo.com.br/celular/3070-voce-sabe-o-que-e-sexting-.htm
26 – Chama que chama
Me chama que eu vou, tô dentro, tá confirmado!
Opinião: As gírias devem ser proibidas?
As gírias fazem parte do desenvolvimento social de qualquer jovem. É normal falar gírias! Hoje, eles falam sobre uma “balada top”, mas antigamente essa balada seria “do balacobabo”. Alguém “na bad” estaria um pouco “borocoxô”.
Porém, vale a pena orientar as crianças e jovens para não deixarem o vocabulário ser monopolizado pelas gírias. Eles devem saber se expressar sem elas, pois não poderão usá-las em provas e redações, por exemplo. Além disso, deve-se observar e coibir o uso de gírias que possam ser ofensivas a outros grupos de pessoas.
E então, o que achou da lista? Já tinha ouvido falar nesses termos? Que outras gírias os seus filhos utilizam?
Escreva aqui nos comentários e compartilhe sua opinião conosco! Nós queremos ajudar você a estabelecer conexões com a garotada, sejam elas on-line ou off-line.
Então vamos em frente, porque isso vai ser muito Top.
TMJ nessa Hype!
Conheça o AppGuardian
Quer acompanhar e controlar o que seus filhos fazem no celular? Baixe o AppGuardian!
Somos o primeiro app de controle parental, 100% em língua portuguesa, que permite bloquear a internet do celular dos filhos, saber o tempo de uso de cada aplicativo e
acompanhar a localização geográfica das crianças em tempo real.
Baixe o AppGuardian no Google Play
Baixe o AppGuardian na Apple Store