Dúvidas gerais de utilização

DUvidas-frequentes

1. Preciso estar conectado à internet para o AppGuardian funcionar?

Nossos aplicativos funcionam conectados à internet, seja wi-fi ou 3G/4G. Quando desconectados, eles rodam em background e atualizam quando tiver alguma conexão. Portanto, o funcionamento do aplicativo com todas as suas funcionalidades, depende de uma conexão de internet para conseguir verificar e enviar os comandos para o aparelho do seu filho. Se o seu filho estiver sem conexão você terá acesso a última informação disponível quando ele estava conectado a internet.   

 

2) Tenho como bloquear site de conteúdos impróprios?

O AppGuardian possui também um aplicativo de Navegação Segura que você pode baixar no aparelho dos seus filhos. Não é necessário realizar nenhuma configuração extra, basta instalar o Navegador que ele já possui os bloqueios necessários caso seus filhos acessem qualquer site de conteúdo impróprio digitando diretamente o link do endereço ou realizando qualquer busca. Para isso, o aplicativo Navegação Segura AppGuardian utiliza o recurso SafeSearch, que ajuda a bloquear imagens, vídeos e websites com linguagem explícita dos resultados da pesquisa. Para baixar, clique aqui: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.guardian.browser

 

3) O aparelho do meu filho está bloqueado, o que fazer?

Peça para que seu filho acesse no aparelho dele o aplicativo AppGuardian – Versão Filhos. Visualize que informações aparece na página principal do aplicativo. Veja o que fazer de acordo com cada opção:

3.1. Você está Online!

Clique no botão “Veja o que você pode usar neste momento”. Verifique que aplicativos estão bloqueados na aba “Indisponíveis”.

Pegue o aparelho onde está instalado o AppGuardian – Versão Pais e abra o aplicativo. No menu lateral à esquerda da Home, no filho selecionado clique em “Gerenciar => Bloqueio de Aplicativos” e navegue nas abas procurando pelos aplicativos bloqueados. Selecione que aplicativos você deseja desbloquear e clique em “Gravar”. Aguarde alguns segundos e verifique se o aparelho do seu filho foi atualizado e pronto! Agora ele já está liberado novamente para o uso.

3.2. Limite de Tempo Ativado

Clique no botão “Veja o que você pode usar neste momento”. Verifique que aplicativos estão bloqueados na aba “Indisponíveis”.

Pegue o aparelho onde está instalado o AppGuardian – Versão Pais e abra o aplicativo. No menu lateral à esquerda da Home, no filho selecionado clique em “Gerenciar => Limite de Tempo” e verifique qual Limite de Tempo está ativado neste período. Neste caso, você pode optar por dois caminhos:

a) Excluir o Limite de Tempo clicando no ícone da lixeira no canto à direita dele ou

b) Editar o Limite de Tempo clicando no ícone do lápis no canto à direita dele. Ao fazer isso, clique no botão “Configurar Bloqueios” e navegue nas abas procurando pelos aplicativos bloqueados. Selecione que aplicativos você deseja desbloquear e clique em “Gravar”.

Em ambos os casos, assim que realizar as ações desejadas, aguarde alguns segundos, verifique se o aparelho do seu filho foi atualizado e pronto! Agora ele já está liberado novamente para o uso.

3.3. Aparelho Bloqueado 

Quando esta mensagem aparece, significa que o Tempo em Família está ativado e portanto o aparelho de seu filho está bloqueado para o uso.

Para desbloquear, pegue o aparelho onde está instalado o AppGuardian – Versão Pais e abra o aplicativo. Verifique se o botão em formato de coração no rodapé da página principal do aplicativo está cinza (isto significa que o tempo em Família está ativo, ou seja, o acesso aos aparelhos está bloqueado). Se sim, clique nele para desativar o Tempo em Família e desbloquear o acesso a todos os aparelhos e perfis de filhos cadastrados.

Caso este botão esteja rosa, no menu lateral à esquerda da Home, identifique em qual perfil de filho cadastrado o botão em formato de coração está cinza (isto significa que o tempo em Família está ativo somente para ele e não para toda família, ou seja, o acesso aos aparelhos dele está bloqueado). Se sim, clique nele para desativar o Tempo em Família e desbloquear o acesso aos aparelhos cadastrados.

Aguarde alguns segundos, verifique se o aparelho do seu filho foi atualizado e pronto! Agora ele já está liberado novamente para o uso.

 

4. Como eu deixo permitido que meu filho faça ligações / telefonemas e receba ou envie SMS?

Às vezes você quer bloquear os aplicativos de seu filho mas quer que ele ainda consiga fazer ligações e receber SMS. No gerenciamento do seu filho clique em Bloqueio de aplicativos =>Segurança da informação (ícone do escudo) e desbloqueie o telefone. Assim o aparelho dele receberá SMS e ligações normalmente, mesmo com os outros aplicativos bloqueados.

 

5. O que é a função Bloqueio de Aplicativos? Como e para que devo usá-la?

Com a função Bloqueio de Aplicativos você consegue realizar as configurações de uso do(s) aparelho(s) do seu filho. Você pode optar por configurar por “Favoritos”  (aplicativos mais usados pelo seu filho), “Aplicativos Instalados”(todos os aplicativos instalados pelo seu filho), “Segurança da Informação”(telefone e SMS ficam separados da lista para que você não corra o risco de bloqueá-los sem querer e perder a comunicação com seu filho quando estiver sem internet) ou “Bloqueio de Desinstalação”(acesso a área de configurações para evitar que seu filho desinstale o AppGuardian – Versão Filhos do aparelho dele).

 

6. O que é a função Limite de Tempo? Como e para que devo usá-la?

A função Limite de Tempo te ajuda a organizar a rotina de uso das telas na sua casa ou fora dela, enquanto seu filho estiver com o aparelho em mãos. Com ela você pode configurar bloqueios de acesso a aplicativos de acordo com a rotina e atividades do período. Para isso, clique no menu lateral à esquerda da Home do AppGuardian – Versão Pais => escolha o filho => gerenciar => limites de tempo => criar novo limite de tempo. Você pode colocar por exemplo: Lição de Casa, todos os dias das 17h às 18 horas e escolher que aplicativos estarão disponíveis para uso neste período e quais estarão indisponíveis. Dica nossa! Crie horário de dormir, das 21h às 6h da manhã por exemplo. Isto ajuda o seu filho não ficar no celular até tarde da noite.

 

7. Pra que serve o Tempo em Família?

A função Tempo em Família consegue bloquear todos os aparelhos cadastrados no aplicativo AppGuardian – Versão Pais de uma só vez. É uma funcionalidade boa para quando você quer que todos fiquem juntos, na hora do jantar ou do almoço por exemplo, é só ativá-lo que todos os aparelhos automaticamente serão bloqueados.

 

8. A localização do meu filho não está aparecendo, o que fazer?

A localização pode não aparecer devido aos seguintes motivos:

1. O GPS do celular do seu filho não está ligado – verifique por favor e caso esteja desligado, ative-o, e aguarde 1 minuto até a atualização no seu celular

2. O AppGuardian – Versão Filhos não está instalado no celular dele – se for o caso, é necessário instalá-lo novamente

3. Conexão com a internet – verifique se ambos os aparelhos estão conectados para que a localização atualize

4. Versão AppGuardian – Filhos instalada: verifique por favor se a versão instalada no celular do seu filho é a mais recente disponível nas lojas (corrigimos alguns bugs das versões anteriores)

Por fim, abra e feche o aplicativo AppGuardian – Versão Filhos no aparelho do seu filho. E faça o mesmo – feche o aplicativo AppGuardian – Versão Pais no seu celular e abra-o novamente. Aguarde 1 min até ele atualizar por completo, incluindo a localização. Caso esse passo não funcione, reinicie por favor os dois aparelhos, abra novamente os aplicativo, aguarde até 1 min para eles atualizarem, incluindo a localização.

 

9. Quando o celular do meu filho está no modo avião, consigo bloqueá-lo?

Para o aplicativo atualizar as informações de localização e bloqueios, é preciso que os celulares estejam conectados à internet. De qualquer forma, o aplicativo salva as últimas configurações definidas por você e assim que o celular de seu filho estiver conectado à internet ele irá atualizar.

 

10. Como meu filho sabe os bloqueios que eu defini nos aparelhos que ele utiliza?

Nos aparelhos cadastrados de seu filho ele consegue visualizar o que está disponível e o que está indisponível. Ele consegue ver também o status – se está online, bloqueado com limite de tempo ou com bloqueio geral (quando o tempo em família é ativado). Ele ainda consegue ver que limites de tempo estão configurados para cada dia da semana, em que horários começam e terminam.

 

11. Não estou conseguindo acessar o celular do meu filho, mesmo eu deixando sem bloqueio. Ele está todo bloqueado, não consigo nem atualizar o aplicativo. O que eu faço?

Primeiro, é preciso que os dois celulares (o seu e o dele) estejam conectados a internet, cheque isso por favor.

Segundo, no celular do seu filho, abra o aplicativo AppGuardian – Versão Filhos. Na página principal ele irá lhe dizer qual bloqueio está ativo – Limite de Tempo, Aparelho Bloqueado ou Online.

Se:

1. Limite de Tempo => em seu celular, abra o aplicativo AppGuardian – Versão Pais, entre em Limite de Tempo e veja nas configurações de bloqueio quais aplicativos estão bloqueados. Desbloqueie todos e aperte “Gravar”.

Aguarde alguns segundos e verifique no celular do seu filho a atualização dos bloqueios.

2. Aparelho Bloqueado => em seu celular, abra o aplicativo AppGuardian – Versão Pais e verifique se o Tempo em Família (o coração ao meio no rodapé da página principal do app) está na cor cinza. Se sim, aperte-o. Irá aparecer uma mensagem de confirmação de desbloqueio dos aparelhos de todos os filhos. Escolha a opção “Sim”. Aguarde alguns segundos e verifique no celular do seu filho a atualização dos bloqueios.

Caso o Tempo em Família não esteja ativado, abra o Menu lateral à esquerda em seu aparelho e verifique se o botão de coração está na cor cinza (bloqueado). Faça o mesmo procedimento acima: se sim, aperte-o. Irá aparecer uma mensagem de confirmação de desbloqueio dos aparelhos. Escolha a opção “Sim”. Aguarde alguns segundos e verifique no celular do seu filho a atualização dos bloqueios.

3. Online => no celular do seu filho, abra o aplicativo AppGuardian – Versão Filhos. Na página principal, verifique quais aplicativos estão indisponíveis naquele momento.

Pegue o seu celular e abra o aplicativo AppGuardian – Versão Pais. No Menu lateral à esquerda em seu aparelho, escolha a opção Gerenciar => Bloqueio de Aplicativos (ou Configurações de Uso) e verifique que aplicativos estão bloqueados. Escolha a opção desbloquear e aperte “Gravar”. Aguarde alguns segundos e verifique no celular da sua filha a atualização dos bloqueios.

 

12. Como colocar também o aplicativo AppGuardian no aparelho da minha esposa/marido/parceiro(a)/guardião para juntos monitorarmos nossos filhos?

É possível utilizar o mesmo acesso em mais aparelhos ao mesmo tempo 😉

Para isso, o que recomendamos é utilizar um e-mail que seja possível compartilhar entre ambos, bem como a senha de acesso ao app.

 

13. Por que não estou conseguindo bloquear os aparelhos dos meus filhos?

Calma! Nós iremos te ajudar! Primeiro verifique se o AppGuardian – Versão Filhos está instalado e ativo nos aparelhos deles.
Verifique também se a versão instalada é a mais recente disponível na Google Store. Se não for, por favor atualize.
Segundo, é necessário que ambos os aparelhos (tanto o seu quanto os que serão bloqeuados) estejam conectados à internet.
Caso não estejam, assim que houver uma conexão disponível os aparelhos dos seus filhos irão atualizar com as configurações que estiverem ativas em seu aparelho.
14. Como desbloquear o Bluetooth e/ou Wi-Fi do meu filho?

O acesso ao Bluetooth e Wi-Fi é realizado por meio do item “Configurações” do aparelho do seu filho. Provavelmente ele deve estar bloqueado.

Na funcionalidade “Bloqueio de Aplicativos”, vá no item “Bloqueio de Desinstalação” (é o quarto ícone abaixo do nome do seu filho). Lá você pode desbloquear o acesso ao item “Configurações”do celular de seu filho. Basta desbloquear e gravar.
Assim que realizar as configurações necessárias no aparelho do seu filho, recomendamos que volte novamente a bloquear o item “Configurações”para evitar que ele desinstale o AppGuardian do aparelho dele ok!
Você pode assistir um vídeo tutorial sobre o assunto no link a seguir: https://www.youtube.com/watchv=7Igm8aZEDO0&list=PLUpkZz8i3bmLxHrN8YDUT6MUssLZG7gNp&index=7
15. Bloqueei os aplicativos mas meu filho continua tendo acesso a eles. Porque? O que devo fazer?
Sugerimos fazer as seguintes checagens para entender o que está acontecendo:
1. Certifique que o AppGuardian – Versão Filhos esteja instalado no aparelhos do seu filho.
2) Caso esteja já tenha sido instalado, verifique se ele não foi desinstalado por seu filho ou outra pessoa – ou seja, cheque se o AppGuardian – Versão Filhos ainda está instalado no aparelho dele.
3) No aparelho do seu filho, abra o AppGuardian instalado e veja que informação aparece na Home (ele pode estar Online com algumas restrições de aplicativos, com Limite de Tempo Ativado ou Tempo em Família Ativado).
4) Por último, cheque se ambos os celulares estão com internet wi-fi de boa velocidade e/ou 3G/4G ativos e funcionando (as configurações são atualizadas mediante conexão de internet).
Caso nada disso resolva, por favor nos envie um e-mail para appguardian@appguardian.com.br indicando quais aplicativos não foram bloqueados, coo também o seu e-mail de cadastro para que possamos lhe ajudar 🙂
16. Como faço para ver e ouvir as mensagens do WhatsApp, ligações, tudo que meu filho está escrevendo e com quem ele está conversando? Ou ainda como eu posso ver o que meus filho está assistindo na Netflix e Youtube? 
Com o AppGuardian é possível organizar a rotina de uso das telinhas através de bloqueios de aplicativo específicos ou do celular no geral, além de acompanhar a localização das crianças em tempo real.
Através do AppGuardian ainda não é possível ver o conteúdo como mensagens e ligações ou mesmo o que as crianças estão assistindo, mas você pode baixar também o aplicativo de Navegação Segura AppGuardian que bloqueia sites de conteúdo explícito e busca na pesquisa Google. Caso ainda não tenha baixado esse app no celular do seu filho, segue o link: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.guardian.browser
O que a gente recomenda é sempre uma boa conversa 🙂
Segue o link de um de nossos videos com dicas sobre esse assunto, para deixar você e seus filhos mais conectados: https://www.youtube.com/watch?v=PVAQf2CDUNU
Espero que tenhamos lhe ajudado!
17. Como bloquear chamada no telefone dos meus filhos?
Na funcionalidade “Bloqueio de Aplicativos”, vá no item “Segurança da informação”(é o terceiro ícone abaixo do nome do seu filho). Lá você pode bloquear o acesso ao telefone e também SMS. Basta bloquear e gravar.
Você pode assistir um vídeo tutorial sobre o assunto no link a seguir: https://www.youtube.com/watch?v=7Igm8aZEDO0&list=PLUpkZz8i3bmLxHrN8YDUT6MUssLZG7gNp&index=7
18. Eu bloqueio o Youtube e outros aplicativos pelo AppGuardian mas meu filho consegue entrar pela internet… tem alguma coisa que posso fazer para bloquear esse atalho?
Você chegou a baixar o aplicativo Navegação Segura no celular do seu filho? Caso ainda não tenha baixado esse app no celular do seu filho, segue o link: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.guardian.browser
Com ele não é necessário realizar nenhuma configuração extra, basta instalar que ele já possui os bloqueios necessários caso seu filho acesse qualquer site de conteúdo impróprio digitando diretamente o link do endereço ou realizando qualquer busca. Para isso, o aplicativo Navegação Segura AppGuardian utiliza o recurso SafeSearch Google, que ajuda a bloquear imagens, vídeos e websites com linguagem explícita dos resultados da pesquisa. 
Recomendamos também que no seu AppGuardian – Versão Pais, na funcionalidade Boqueio de Aplicativo, você bloqueie todos os outros aplicativos de navegadores no celular do seu filho para garantir que ele só utilize o Navegador AppGuardian. 
19. Consigo bloquear a Internet do meu filho?
O AppGuardian não bloqueia wi-fi ou liga e desliga o acesso ao 3G/4G. Mas você tem algumas opções:
1) Ativar o Tempo em Família para bloquear as telinhas cadastradas. Veja o vídeo tutorial sobre como fazer: https://www.youtube.com/watch?v=Z58gfk3Awm8&index=11&list=PLUpkZz8i3bmLxHrN8YDUT6MUssLZG7gNp
2) Em Bloqueio de Aplicativos, você pode bloquear o acesso a loja Play Store para evitar que seu filho baixe novos aplicativos, ou ainda aos browsers de navegação.
20. No aplicativo AppGuardian – Versão Filhos da minha filha fica aparecendo a mensagem “Falha de Conexão”. Mas ela tem internet no aparelho.  O que pode ser?
Essa mensagem normalmente diz respeito a conexão lenta.
Ela pode estar com internet, mas a internet não está boa o suficiente para carregar as configurações, ou seja, é o que chamamos de Time Out.
21. Como uso o aplicativo para localizar meu filho no mapa?
No link abaixo, você poderá assistir uma série de vídeos tutoriais para lhe ajudar a utilizar o nosso aplicativo:
22. A localização do meu filho não está aparecendo, o que fazer?
A localização pode não aparecer devido aos seguintes motivos:
1. O GPS do celular dele não está ligado – verifique por favor e caso esteja desligado, ative-o, e aguarde 1 minuto até a atualização no seu celular
2. O AppGuardian – Versão Filhos não está instalado no celular dele – se for o caso, é necessário instalá-lo novamente
3. Conexão com a internet – verifique se ambos os aparelhos estão conectados para que a localização atualize
4. Versão AppGuardian – Filhos instalada: verifique por favor se a versão instalada no celular da sua filha é a mais recente disponível nas lojas (corrigimos alguns bugs das versões anteriores)
Por fim, feche o aplicativo AppGuardian – Versão Pais no seu celular e abra-o novamente. Aguarde 1 min até ele atualizar por completo, incluindo a localização.
23. Parece que meu controle de tempo não funciona… É necessário realizar alguma configuração extra?
Primeiro verifique por favor se o AppGuardian – Versão Filhos está instalado e ativo no aparelho do seu filho.
Verifique também se esta é a última versão disponível na Google Store (tanto seu quanto do seu filho). Se não for, por favor atualize.
Segundo, cheque por favor que mensagem aparece ao abrir o aplicativo AppGuardian no aparelho de seu filho. Deve aparecer na tela inicial: “Limite de Tempo Ativado”. Nesta tela, você pode verificar que aplicativos estão bloqueados e quais estão disponíveis.
Terceiro, verifique por favor que configurações estão ativas no limite de tempo criado por você no AppGuardian instalado em seu aparelho (ex: todos os aplicativos bloqueados, ou apenas alguns específicos) e cheque quais aplicativos estão bloqueados ou não durante o limite de tempo ativo no aparelho de seu filho. Algumas vezes, nossos filhos baixam novos aplicativos que não estão configurados nas configurações de bloqueio originais do limite de tempo (sempre é bom conferir 🙂
Ah e caso faça novas configurações, lembre-se que para atualizá-las, é necessário que ambos os aparelhos (tanto o seu quanto o dele) estejam conectados à internet.
24. Como faço pra bloquear sites indevidos ou impróprios? 
Você chegou a baixar o aplicativo Navegação Segura no celular do seu filho? Caso ainda não tenha baixado esse app no celular do seu filho, segue o link: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.guardian.browser
Com ele não é necessário realizar nenhuma configuração extra, basta instalar que ele já possui os bloqueios necessários caso seu filho acesse qualquer site de conteúdo impróprio digitando diretamente o link do endereço ou realizando qualquer busca. Para isso, o aplicativo Navegação Segura AppGuardian utiliza o recurso SafeSearch Google, que ajuda a bloquear imagens, vídeos e websites com linguagem explícita dos resultados da pesquisa. 
Recomendamos também que no seu AppGuardian – Versão Pais, na funcionalidade Boqueio de Aplicativo, você bloqueie todos os outros aplicativos de navegadores no celular do seu filho para garantir que ele só utilize o Navegador AppGuardian. 
25. Por que não estou conseguindo bloquear o celular do meu filho?
Primeiro verifique por favor se o AppGuardian – Versão Filhos está instalado e ativo no celular do seu filho.
Verifique também se esta é a última versão disponível na Google Store. Se não for, por favor atualize.
Segundo, é necessário que ambos os aparelhos (tanto o seu quanto o dela) estejam conectados à internet.

26. Para quais versões e sistemas operacionais os aplicativos AppGuardian – Versão Filhos e AppGuardian – Versão Pais estão disponíveis? Ele está disponível para Android (tablet e smartphones)? Ele está disponível para iOS (I-Phone e I-Pad)?

Os aplicativos estão disponíveis para versão 5.0 ou superior do sistema operacional Android (smartphones ou tablets). Se você não tem certeza de qual versão do Android você está executando, abra “Configurações do Android”, role para baixo e pressione “Sobre o telefone”.

A versão iOS está em desenvolvimento e em breve teremos novidades. Aguarde!!