Você sabe o que é o Instagram Dix?

O Instagram é um dos aplicativos mais populares da atualidade. Depois de superar a incrível marca de 1 bilhão de usuários ativos por mês – de acordo com o site Tecmundo -, o app continua ganhando adeptos ao redor do planeta, por reunir atributos que causaram uma verdadeira revolução nas redes sociais: é gratuito, fácil de usar, possui recursos e filtros muito legais para fotos e possibilita o compartilhamento de vídeos curtos, além do stories e da IGTV, que permite criar um canal de TV particular.

Como se não bastassem tantas opções, uma nova febre surgiu na plataforma. Você já ouviu falar no Instagram Dix?

Se nunca ouviu falar, não entre em pânico. A gente te entende! 🙂 Aliás, resolvemos escrever esse post justamente porque ouvimos um dos amigos de nossos filhos dizendo: “Essa foto vai para o meu Dix!” e, claro, ficando com aquela cara de quem não está entendendo absolutamente n-a-d-a! rs

Nesse post vamos te ajudar a entender mais sobre isso.

O Dix é como se fosse um Instagram fechado apenas para os amigos mais íntimos, de sua confiança, que não vão sair espalhando aquelas fotos tiradas apenas por “zoação” (como eles mesmos dizem), que jamais poderiam cair em uma conta oficial. É natural uma pessoa ter mais de um Dix: um para “zoeira”, outro para fotos tumblr (aquelas fotos mais descontraídas e inspiradoras – esse assunto rende um novo post!), e por aí vai.

Mas é justamente aí  que começam os problemas…

Para criar o perfil Dix, é muito simples. O usuário precisa apenas acrescentar mais uma conta ao primeiro login – diferente do Facebook, por exemplo, o Instagram permite criar vários perfis, desde que o e-mail e nome de usuário sejam diferentes. Em seguida, é necessário restringir essa conta para o modo privado e geralmente manter o nome de usuário original seguido por um .dix ou _dix.

De acordo com o site Glamour, os conteúdos publicados nas contas Dix são bem variados, podendo ir de selfies divertidas e despreocupadas, passando por registros de balada, declarações, desabafos ou até mesmo cenas provocantes e os perigosos nudes.

Em tese, a gente sabe que os pré-adolescentes não deveriam estar na rede social, já que a política de uso indica a idade mínima de 13 anos. Mas hoje em dia, é muito difícil seguir à risca essa determinação porque, na prática, o apelo é muito grande por parte dos amigos que participam da rede, seja para seguir as celebridades teen, ou mesmo para não se verem excluídos do grupo.

Por isso, especialmente nessa faixa etária, há um enorme perigo na criação dessas contas secretas, que são feitas com a desculpa de postar material mais pessoal, só pra amigos selecionados. E aí vem a pergunta mais importante desse post todo…

Você sabe se o seu filho tem uma conta Dix?

Como sempre dizemos aqui no AppGuardian, o melhor caminho para descobrir se o seu filho está com uma conta de Instagram Dix ativa é ter uma conversa com ele sobre isso, e as possíveis razões que motivariam essa atitude.

De acordo com a blogueira Daniela Tófoli, do site Mãe de Tween, é preciso explicar os riscos envolvidos. “Nem sempre aquele amigo aceito no perfil Dix é tão amigo assim e ele pode dar um print da tela da publicação e sair espalhando uma foto constrangedora por aí”, alerta. E de fato, depois que algo viraliza na internet, não há mais o que fazer.

Há ainda outros perigos associados, que muitas vezes não estão no radar mais ingênuo das crianças, como por exemplo, informar a localização de casa ou mostrar um uniforme escolar, que podem colocar em risco a segurança da família. Além disso, as fotos mais íntimas podem cair na mão dos pedófilos espalhados pela rede. O sexting – envio de conteúdo erótico pessoal por qualquer meio eletrônico -, tem se espalhado cada vez mais, e o Instagram infelizmente é um dos principais fóruns para todas essas práticas.

Por isso, vale a pena ficarmos atentos a essa realidade e nos mantermos próximos dos nossos filhos não para proibir e sim para orientá-los no mundo digital.

Gostou desse conteúdo? Tem mais dúvidas ou informações sobre o Instagram Dix?

Escreva aqui nos comentários e compartilhe sua opinião com outros pais que também querem estar mais conectados com seus filhos.

Nos vemos no próximo post!

O AppGuardian já está disponível no Google Play.

Baixe o AppGuardian no Google Play: http://bit.ly/appguardian
Baixe o AppGuardian na Apple Store: http://bit.ly/appguardianpais