Como manter a conexão com seus filhos, mesmo estando distante deles?

O tempo passou rápido e seu filho não é mais aquele bebezinho que dependia de você pra tudo? Chegou a pré-adolescência, ele quer dormir na casa dos amigos, passar férias no acampamento, ir para a escola sozinho de ônibus e você está perdendo o sono com isso? Sabe que é normal, que um dia chegaria o momento da separação, mas se pergunta…será que não está cedo? Será que estou liberando demais? 😰 E o que fazer com o tal vínculo afetivo mãe-pai-bebê, que a gente começa a nutrir antes mesmo dele nascer? Como se libertar da rotina conectada à vida da criança – comer, se vestir, estudar, tomar banho, brincar, ir ao banheiro e dormir? Então como manter a conexão com seu filho, mesmo estando distante dele?

Pode parecer bobagem, mas essa angústia causada pela distância dos filhos pode levar ao aumento da ansiedade em pais e mães e, em casos mais graves, pode até deflagrar uma depressão. Por isso, nesse post queremos ajudar você a lidar com essa fase, compartilhando 4 maneiras de manter a conexão com seus filhos, mesmo distante deles. Confira:

1. Passe tempo de qualidade com seus filhos. Parece óbvio, mas qualidade não é quantidade. Uma pesquisa liderada pela Universidade de Toronto descobriu que a quantidade de tempo que os pais passam com os filhos não tem relação com o que eles se tornarão ou com o que sentirão no futuro (conquistas acadêmicas, comportamentos, sentimentos e bem-estar). Portanto, no tempo em família, dedique-se exclusivamente a estar com seus filhos, procure se divertir, esquecendo o mundo lá fora. É verdade que isso pode ser muito difícil, devido à quantidade de problemas e tarefas do cotidiano, mas tente começar e criar uma rotina para desfrutar desse tempo em família, sem celular, TV ou outros dispositivos que interfiram seu contato com os filhos.

2. Aproveite o tempo no carro. Veja só que dica interessante compartilhada no site Papo de Pai. Quantas vezes desperdiçamos o tempo que estamos juntos, durante os deslocamentos, somente ouvindo música ou “distraindo” os filhos com um tablet. Que tal, ao invés disso, passar esses minutos preciosos conversando com seus filhos, ou mesmo arriscar algumas piadas, perguntar sobre o dia deles, cantar e desafinar juntos. Algumas das memórias mais marcantes são aquelas que nasceram em momentos simples do dia-a-dia, em que construímos a felicidade nas coisas triviais.

3. Crie tradições familiares. Nossos filhos sentem-se seguros com rotinas e horários bem definidos. Procure estabelecer esses eventos, promovendo a conexão. Por exemplo, leiam um livro juntos, cantem uma música, façam as refeições juntos, na mesa, conversando sobre os acontecimentos do dia, e não no sofá assistindo televisão. De acordo com a psicóloga Rita Fonseca ao site Oficina de Psicologia, os rituais fortalecem ligações afetivas e alimentam a coesão familiar. Isso dá trabalho, é verdade, pois nos tiram da zona de conforto. Mas sem dúvida nenhuma vale muito a pena!

4. Utilize a tecnologia a seu favor: procure estabelecer pontos de contato com seus filhos durante o dia, seja com uma ligação, uma foto ou um vídeo curto. Em entrevista à Revista Crescer, a psicóloga e pedagoga Clarice Kunsch revela que é comum encontrar mães que trabalham fora de casa e se dedicam mais aos seus filhos do que algumas que ficam com eles durante o dia inteiro. “É preciso entender que ser presente na vida dos filhos não é o mesmo que estar presente fisicamente o tempo todo”, alerta Clarice. Uma dica para fazer isso, e ao mesmo tempo se proteger contra os riscos da internet, é utilizar o AppGuardian, que possui uma função de chat privado, para se manter em contato com seus filhos em segurança. Leia mais.

Esperamos que esse conteúdo tenha sido útil e que de alguma maneira possa ajudar na sua rotina com seus filhos. Se você gostou, não esqueça de deixar sua opinião aqui nos comentários e também compartilhar com seus amigos nas redes sociais!

O AppGuardian já está disponível na Google Play. Baixe grátis!

Foto: Patrícia Prudente / Unsplash

Baixe o AppGuardian no Google Play: http://bit.ly/appguardian
Baixe o AppGuardian na Apple Store: http://bit.ly/appguardianpais